Neurociência aplicada a gestão de pessoas
Construa estratégias inteligentes com base na ciência do comportamento humano e alinhadas aos objetivos organizacionais
CENÁRIO
Os desafios deste século foram condensados na sigla BANI que em português significa: frágil, ansioso, não linear e incompreensível. O termo criado pelo antropólogo e futurologista norte-americano, Jamais Cascio, é referente as mudanças que presenciamos em nossas vidas, que apesar de familiares, se somam a outras que nos surpreendem, aumentam o estresse e, consequentemente, nos deixam desorientados.
É neste contexto que emergem os diagnósticos de ansiedade, burnout e depressão, potencializados recentemente pelo cenário criado pela pandemia. Diante disso, muitos gestores se perguntam: Como preparar as empresas para lidar com um futuro incerto e volátil ? É ai que surge a Neurociência!
Em torno de 95% do nosso processamento cerebral é inconsciente. Sabemos hoje que a maior parte do que o cérebro faz ocorre abaixo do nível de nossa consciência. Grande parte desses processos influenciam diretamente nossa tomada de decisão, capacidade de aprendizado, memorização, relacionamentos interpessoais, dentre tantos outros comportamentos.
Apesar de termos uma grande certeza de que “estamos no controle”, existem uma série de fatores emocionais e implícitos que moldam nosso comportamento. A Neurociência nos ajuda a entender melhor esses processos e, a partir dessa compreensão, criar estratégias que favoreçam nosso cérebro a trabalhar da melhor forma de acordo com os objetivos.
Para aprofundarmos e entendermos como a neurociência pode auxiliar nas relações humanas, a UGlocal, reunirá um grupo de líderes e empresas em mais uma Masterclass Executiva inédita, que ocorrerá no dia 18 de Outubro.
POR QUE DISCUTIR NEUROCIÊNCIA E GESTÃO DE PESSOAS É TÃO IMPORTANTE NO MOMENTO?
De acordo com matéria no portal você RH, em pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, cerca de 87,5% dos líderes brasileiros sofreram algum impacto na saúde mental durante o período mais agudo da pandemia. Visto que além de lidar com o próprio estresse, esses profissionais também tiveram que lidar com as emoções e desafios da equipe.
A Pandemia, também, acelerou uma série de mudanças e discussões no ambiente de trabalho. Evidenciou desafios da liderança na criação de ambientes que estimulem a confiança, o engajamento, a interação entre pessoas e a busca pelo objetivo organizacional. Como construir novas relações de trabalho adequadas aos desafios atuais? Como favorecer uma cultura organizacional que possa aliar saúde, bem-estar e performance?
E como estes questionamentos se conectam com a neurociência?
É comprovado que as decisões coordenadas pelo cérebro, são na verdade naturalmente influenciadas por nossas emoções. E a neurociência é o campo de estudo que permite que conheçamos os estímulos neurais que podem engajar positivamente ou criar esquiva nas pessoas, em todas as áreas, inclusive na profissional.
As empresas que entenderam a importância de alinhar objetivos organizacionais a fisiologia humana, criam estratégias inteligentes e ambientes de trabalho que propiciam engajamento, confiança, segurança psicológica, felicidade no trabalho e produtividade, ou seja, são as empresas que conquistam seus objetivos organizacionais e resultados exponenciais.
PÚBLICO ALVO
- Entender a importância das emoções nas rotinas organizacionais;
- Como desenhar a experiência do colaborador alinhada a fisiologia;
- Propor dinâmicas ligadas a exercícios cognitivos para desenvolvimento dos colaboradores;
- Ferramentas que a neurociência oferece sobre o comportamento humano para identificar os gatilhos emocionais em situações rotineiras;
- Estratégias para criar ambientes seguros, criativos e produtivos
PALESTRANTES
Thais Gameiro
Sócia – Fundadora
Mestre e Doutora em Neurociência com especialização nas áreas de Neurobiologia da Emoção, Estresse e Bem-estar, com mais de 10 anos de experiência na área de Neurociência Comportamental. É Sócia-fundadora da Nêmesis, empresa que oferece soluções corporativas na área de Neurociência Organizacional.
Atua também como professora convidada na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Dom Cabral (FDC), onde leciona disciplinas de Neurociência aplicada à Gestão e ao Comportamento do Consumidor.
Itaú Unibanco
Itaú Unibanco
Localiza
Heineken
TAG
O QUE VOCê IRÁ APRENDER?
- Como fortalecer a confiança dos colaboradores para desenvolver uma cultura de alta performance;
- O papel e impacto da saúde, bem-estar e inteligência emocional dos gestores na companhia;
- Como conectar líderes e liderados por meio das emoções genuínas;
- As tendencias e boas práticas na aplicação de neurociência na gestão de pessoas;
- A importância de (re)pensar e (re)visitar as estratégias propostas a partir das emoções ditas e percebidas na rotina do colaborador.
LEARNING EXPERIENCE
BENEFÍCIOS DA MASTERCLASS EXECUTIVA
- Acessar um conteúdo universal de alto nível, com aplicação prática que possibilitará ao participante desenvolver novas habilidades, metodologias e ferramentas.
- Construir uma mentalidade global, competitiva e resiliente para enfrentar cenários incertos e desafiadores.
- Estabelecer um networking exclusivo local e global que impulsionará relacionamentos e oportunidades.
- Fazer benchmarking a partir de cases reais, da estratégia a execução, o que funcionou e o que não funcionou. Aprender através do debate de ideias.
- Usufruir de um ambiente exclusivo de aprendizagem global, transformacional e de alto impacto.
- Participação de um evento internacional que promove a globalização, inclusão e acessibilidade de um valioso conteúdo, com tradução simultânea de idioma e acessibilidade para surdos.
Um de nossos consultores estará disponível para tirar suas dúvidas